MIS RJ segue no 'Brasileirão' com as revelações do irmão do jogador Preguinho, do Fluminense, na série 'Depoimentos para a Posteridade'

  • 28/04/2024

MIS RJ segue no 'Brasileirão' com as revelações do irmão do jogador Preguinho, do Fluminense, na série 'Depoimentos para a Posteridade'

Depois do Vasco e do Botafogo mostrarem seu valor no acervo do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, chegou a vez do tricolor carioca. O MIS RJ, que preserva aproximadamente 80 itens relacionados ao Fluminense, vem revelando suas conexões com os quatro times cariocas que participam do Campeonato Brasileiro de Futebol. Dentre os destaques do tricolor estão o pioneirismo de João Coelho Neto, o Preguinho, um dos primeiros ídolos do time das Laranjeiras, além das participações de Paulo Coelho Neto, irmão de Preguinho, e Francisco Horta, que fez história na presidência do clube, na série "Depoimentos para a Posteridade".

Foi Preguinho - jogador tricolor desde os 11 anos de idade - o autor do primeiro gol pela Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo. Curiosamente, o apelido do jogador escondia o sobrenome de seu pai, Coelho Netto, romancista e teatrólogo imortalizado pela Academia Brasileira de Letras (ABL). Foi com o escritor que o jogador conheceu “o sentimento verde, branco e grená”. Em 1979, Paulo Coelho Neto, irmão de Preguinho, falou sobre a torcida da família pelo Fluminense durante seu testemunho na série “Depoimentos para a Posteridade”, do MIS RJ. Na ocasião, ele também deu detalhes sobre o Museu do Fluminense e as atividades do irmão.

No acervo do museu há também os depoimentos de dois importantes ex-presidentes do Fluminense: Francisco Horta e Marcos Carneiro de Mendonça. Francisco esteve entre os dirigentes que marcaram as melhores lembranças do clube. Em seu depoimento, dado em 2014 com duração de cerca de quatro horas, o ex-dirigente homenageia seu time e revela detalhes sobre como conseguiu grandes patrocinadores para o futebol brasileiro.

Outra relíquia salvaguardada pela instituição é a camisa do Fluminense, que foi doada ao MIS RJ em dezembro de 1994. A doação aconteceu na ocasião em que Sylvio Kelly dos Santos, Roberto Alvarenga da Silva e Orlando Azevedo Viana também participaram do projeto "Depoimentos para a Posteridade". Além das personalidades do futebol, estavam presentes também Ivan Cavalcanti Proença, Luiz Fernando Machado e Paulo Magoulas.

Um vídeo de 1920, chamado “Aspectos Cariocas”, também preservado no acervo do museu, mostra o Clube Fluminense e o Estádio de Laranjeiras um ano após a construção. Em 1919, o Fluminense Football Club fez o primeiro estádio de concreto da América Latina. Foi nele que a Seleção Brasileira conquistou o primeiro título relevante no Campeonato Sul-Americano das Seleções, atual Copa América.

E o MIS RJ não poderia deixar de mencionar uma grande personalidade da música: Cartola era um torcedor de carteirinha do Fluminense. Em 2023,seu time do coração deu início a uma série de homenagens pelos 115 anos do torcedor ilustre ao lançar a primeira camisa nas cores da escola de samba Estação Primeira da Mangueira, fundada por Cartola e outros "bambas". O Museu da Imagem e do Som do Rio guarda ainda o disco de vinil com o título "É Campeão", lançado na década de 1980, que tem como primeira faixa o hino do Fluminense Football Club.

Todo o acervo do museu, que integra a rede de equipamentos culturais do Governo do Estado e é vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ), está à disposição do público e dos pesquisadores. Para acessar o material basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin, que fica na Rua Visconde de Maranguape, nº 15.

Publicado em 28/04/2024por Mariana Cigolo


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Piove (Chove)

Marlene

top2
2. Per Amore (Por Amor)

Zizi Possi

top3
3. Poema degli occhi

Toquinho, Sergio Endrigo

top4
4. Umilmente-ti-chiedo-perdono

Jerry Adriani

top5
5. Italiana

Carlos Galhardo

Oferecimento