Restauração de Instrumentos Musicais: Preservando o Legado da Música Brasileira

  • 04/05/2024

Restauração de Instrumentos Musicais: Preservando o Legado da Música Brasileira

No coração do Rio de Janeiro, um ateliê está em uma missão inédita e apaixonante: restaurar e preservar instrumentos musicais que foram usados por grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB). Este ateliê não é apenas um espaço de trabalho, mas um local onde a história da música brasileira ganha vida novamente.

Localizado em uma parte tranquila da cidade, mais precisamente na Ilha do Governador, o ateliê ESPAÇO CULTURAL AMAR – Artes Musicais Ateliê e Ressignificação, se tornou um ponto de encontro para músicos, luthiers e entusiastas da música que desejam ver os instrumentos que moldaram a MPB restaurados com cuidado e dedicação. O trabalho minucioso realizado não é apenas sobre reparos físicos; é sobre manter viva a alma e a essência de cada peça.

Um aspecto notável deste ateliê é seu proprietário, o Luthier DAVI LOPES, ter aderido à campanha do MIS RJ "Seja um Padrinho e Ajude a Restaurar o Passado da MPB". Nossa iniciativa tem como objetivo envolver a comunidade e os amantes da música em um esforço conjunto para arrecadar fundos e recursos necessários para restaurar uma série de instrumentos utilizados por artistas lendários da MPB.

A entrega do violão e assinatura do termo de responsabilidade entre o Ateliê e o MIS RJ, foi conduzido pela Museóloga Eliane Antunes e o Assessor da presidência do MIS RJ, Cicínio Maia, na presença também do Jornalista Vinícius Rosada Dônola, renomado documentarista que apoia as ações do ateliê.

Em comemoração ao início das atividades o Museu fará um podcast com tudo sobre esta ação e o próprio Davi Lopes irá nos contar como será este restauro, incluindo o uso de madeiras higienizadas que foram doadas como sobras do incêndio do Museu Nacional na Quinta da Boa Vista, fato marcante para nossa sociedade e muito emocionante, aguarde que estaremos em breve divulgando esta história inédita em nossa Web Rádio MIS RJ.

Nosso projeto em destaque é esta parceria, sendo este o primeiro ateliê em apoiar, sem fins lucrativos o restauro do violão do lendário poeta, compositor e violonista Catulo da Paixão Cearense, que foi doado no passado ao Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, com isso a nossa instituição que salvaguarda preciosidades da cultura brasileira, irá manter o nosso acervo sempre em condições de uso.

O MISRJ, possui uma coleção diversa de instrumentos musicais que foram utilizados por ícones da MPB ao longo das décadas. No entanto, muitos desses instrumentos precisam de constantes reparos e cuidados especiais para que possam ser exibidos e apreciados novamente por públicos futuros.

Para o presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Cesar Miranda Ribeiro, que compartilha a importância desse trabalho: "Cada instrumento tem uma história para contar. Eles são testemunhas da evolução da nossa música. É fundamental que cuidemos dessas relíquias para que as próximas gerações possam sentir a mesma emoção ao ouvir os acordes que nossos grandes músicos produziram".

O ateliê não é apenas um local de trabalho; é um espaço onde o passado e o presente se conectam através da música. Com o apoio da comunidade e de potenciais padrinhos, o ateliê está determinado a fazer a diferença na preservação da rica herança musical do Brasil.

Se você deseja fazer parte deste movimento e contribuir para a restauração dos instrumentos que ajudaram a moldar a MPB, entre em contato com o MISRJ, através do e-mail comunicacao@mis.rj.gov.br e saiba como participar desta ação. Seja um padrinho e ajude a preservar o legado da música brasileira para as gerações futuras. Afinal, cada nota tem uma história, e cada instrumento merece uma segunda chance de ecoar pelos corações e mentes dos amantes da música em todo o mundo. 

Publicado por MIS RJ em 04/05/2024


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Piove (Chove)

Marlene

top2
2. Per Amore (Por Amor)

Zizi Possi

top3
3. Poema degli occhi

Toquinho, Sergio Endrigo

top4
4. Umilmente-ti-chiedo-perdono

Jerry Adriani

top5
5. Italiana

Carlos Galhardo

Oferecimento