Roberto Gnattali abre minicurso gratuito sobre música brasileira no auditório do MIS, na Praça XV

  • 08/05/2024

Roberto Gnattali abre minicurso gratuito sobre música brasileira no auditório do MIS, na Praça XV

Começou nesta quarta-feira (08/05) o minicurso “Música Popular Brasileira: uma abordagem pelos seus gêneros”, com o professor, maestro, compositor e arranjador Roberto Gnattali. As aulas acontecem na sede do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, na Praça XV, e têm o objetivo de levar conhecimento a pessoas leigas interessadas em adquirir conhecimento qualificado sobre o tema.

A programação faz parte do acordo firmado entre o músico Roberto Ganattali e o MIS RJ, que integra a rede de equipamentos culturais do Governo do Estado. O cronograma inclui outras duas aulas que acontecerão nas próximas terças-feiras, dias 14 e 21 de maio. O público mistura pessoas de todas as “tribos”, como o Gustavo Furtado, que é jornalista e funcionário público. Ele se inscreveu após receber a programação por meio de uma amiga.

“O assunto me interessa bastante, até já fui aluno da Escola Portátil de Música, e dava para conciliar a agenda. A aula de hoje foi muito interessante. É um curso mais qualificado, não é superficial. Ele mergulha na estrutura. Pretendo vir nas próximas aulas”, disse Gustavo.

Para o professor, que atuou por 36 anos na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e está acostumado a dar aulas para profissionais, ter alunos leigos, porém, interessados, é um desafio que traz muitas recompensas.

“O saber é fundamental. Você não precisa ser profissional para curtir música, para usufruir da cultura. O interesse do pessoal aqui é esse: entender mais o que está ouvindo e, dessa forma, também curtir mais. Quanto mais você entende e se informa de alguma coisa, mais interessante ela fica. E a música brasileira já é muito interessante, rica e alegre. É muito bacana esse projeto”, afirmou Roberto Gnattali.

O Museu da Imagem e do Som e o músico firmaram, em dezembro de 2023, o Termo de Cessão de Direitos Autorais Patrimoniais. O acordo permite que o sobrinho do renomado maestro Radamés Gnattali divulgue parte do acervo do MIS RJ em seus canais de informação e pesquisa online sobre Radamés. Como contrapartida, o músico e professor vem desenvolvendo atividades de qualificação em parceria com o MIS. A última, realizada em abril, foi o workshop sobre leitura de partituras.

Para o presidente do museu, Cesar Miranda Ribeiro, a parceria com Roberto Gnattali é um privilégio e uma maneira de expandir conhecimento, cultura, arte e música.

“A oportunidade dada a essas pessoas de aprender sobre música pelas mãos de um especialista como Roberto Gnattali só nos orgulha e alegra. São aulas gratuitas, que contam, é claro, com a participação de alguns dos nossos servidores. Eles são abastecidos de informações, que refletem não apenas em crescimento individual e profissional, mas também em aprimoramento para o exercício de suas atribuições dentro da instituição”, comemora Cesar Miranda.

Todo o acervo do museu, que é vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ), está à disposição do público e dos pesquisadores. Para acessar o material basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.

Publicado em 08/5/2024 por Fernanda Soares


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Piove (Chove)

Marlene

top2
2. Per Amore (Por Amor)

Zizi Possi

top3
3. Poema degli occhi

Toquinho, Sergio Endrigo

top4
4. Umilmente-ti-chiedo-perdono

Jerry Adriani

top5
5. Italiana

Carlos Galhardo

Oferecimento