FILMES DA COLEÇÃO “NA CABEÇA DO ZÉ- ACERVO JOSÉ WILKER” SERÃO EXIBIDOS NO PRIMEIRO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE PARATY

  • 10/05/2024

FILMES DA COLEÇÃO “NA CABEÇA DO ZÉ- ACERVO JOSÉ WILKER” SERÃO EXIBIDOS NO PRIMEIRO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE PARATY

O presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Cesar Miranda Ribeiro, recebeu o diretor de cinema Cavi Borges, e a roteirista Mariana Vielmond, filha do ator José Wilker, na sede Lapa, nesta sexta-feira(10/5). O objetivo da reunião é alinhar a participação do MIS RJ, utilizando os filmes da Coleção “Na Cabeça do Zé - Acervo José Wilker”, para serem apresentados no primeiro Festival Internacional de Cinema de Paraty.

“Quando fomos convidados pelo Bruno Saglia, organizador e idealizador do Festival, pensamos que seria muito interessante exibir alguns filmes da Coleção do José Wilker, em uma programação exclusiva durante o evento. É a oportunidade de compartilhar com o público da cidade de Paraty, no sul-fluminense, de forma gratuita, uma pequena parte desse rico material”, afirmou Cesar Miranda.

Mariana Vielmond foi convidada e aceitou fazer a curadoria dos filmes que participarão do Festival, que contará com a parceria e a expertise de Cavi Borges como produtor e distribuidor de filmes brasileiros. A Coleção “Na Cabeça do Zé - Acervo José Wilker”, é composta de quatro mil e quinhentos DVDs , filmes de todas as épocas e gêneros que o artista colecionou ao longo da sua vida, mais de nove mil livros, nacionais e estrangeiros, e cerca de cinco mil CDs, brasileiros e importados. Todo o material está em processo de catalogação, e milhares de itens já estão disponíveis para consulta no Banco de Dados online do MIS RJ. A meta é que o acervo com mais de dezoito mil itens, esteja completamente disponível para consultas e pesquisas até o final de 2024.

Além dessa importante pauta do Festival de Cinema, outros projetos foram discutidos envolvendo o acervo do ator, diretor e crítico de cinema José Wilker e que, resultarão em breve, em mais ações ampliando a divulgação do importante, rico e diverso material salvaguardado pelo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Estiveram presentes na reunião, a responsável pelo setor acadêmico, Luíza Moura, e a gerente de produção, Márcia Benazzi.

O primeiro Festival Internacional de Cinema de Paraty, será realizado entre os dias 01 e 04 de agosto de 2024, na cidade histórica de Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro, com o objetivo de contribuir para a promoção artística, fomentar o turismo local, intensificar a cultura, promover fóruns, palestras, debates, e encontros com profissionais do setor, reunindo importantes nomes da cinematografia nacional e internacional. Filmes brasileiros e estrangeiros, selecionados para a mostra competitiva, serão exibidos em diferentes categorias. A cobertura do evento será acompanhada pela Web Rádio MIS RJ. Fique ligado nas próximas publicações com mais informações sobre a participação do museu no Festival Internacional de Cinema de Paraty.

Publicado em 10/05/2024 por Márcia Benazzi


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Sofre Porque Queres

Benedicto Lacerda e Pixinguinha

top2
2. Noites Cariocas

Jacob do Bandolim

top3
3. A Flor Amorosa

Altamiro Carrilho (Antonio Callado Jr.)

top4
4. Camundongo

Waldir Azevedo e Ademilde Fonseca

top5
5. Odeon

Nara Leao (Ernesto Nazareth e Vinicius de Moraes)

Oferecimento