Maestros Júlio Medaglia e Gustavo Petri analisam partituras do acervo do MIS RJ

  • 14/05/2024

Maestros Júlio Medaglia e Gustavo Petri analisam partituras do acervo do MIS RJ

O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro recebeu, nesta terça-feira (14/05), o apresentador do programa “Fim de tarde” da Rádio Cultura de São Paulo, Júlio Medaglia, e o diretor artístico do Brasil Jazz Sinfônica, Gustavo Petri, para uma parceria entre as organizações. Na visita os maestros conferiram, junto a catalogadora Maria Elisa, partituras do acervo que pretendem utilizar em planejamentos futuros.

A responsável do setor textual do museu, Eliane Vilela, selecionou as partituras de Radamés Gnattali, Lírio Panicali e Guerra Peixe a pedido dos maestros. Apenas alguns documentos desses três músicos foram apresentados, porém o setor textual do acervo possui um total de 822 itens catalogados referentes a Gnattali, 1771 a Panicali e 100 a Guerra Peixe.

A ideia por trás da visita é examinar os materiais do acervo do museu para criar novos projetos no futuro. “Esses arranjos têm muita relação com nosso trabalho. Eu acho que conhecer o acervo vai germinar nessa parceria vários tipos de projetos. Vamos digerir essa maravilha que conhecemos aqui e vamos acertar o que a gente vai poder fazer.”, destaca Petri.

O presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, afirma que a contribuição do museu para projetos das organizações paulistas é essencial no processo de democratizar o acesso à cultura. “Os itens do acervo estão à disposição de toda sociedade brasileira. Ela não se limita a regiões.O MIS, enquanto instituição, abre possibilidade de parcerias com outras regiões a fim de beneficiar a sociedade no geral.”, conclui Cesar.

Todo o acervo do museu, que integra a rede de equipamentos culturais do Governo do Estado e é vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ), está à disposição do público e dos pesquisadores. Para acessar o material basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin, que fica na Rua Visconde de Maranguape, nº 15.

Publicado em 14/5/2024 por Mariana Cigolo


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Piove (Chove)

Marlene

top2
2. Per Amore (Por Amor)

Zizi Possi

top3
3. Poema degli occhi

Toquinho, Sergio Endrigo

top4
4. Umilmente-ti-chiedo-perdono

Jerry Adriani

top5
5. Italiana

Carlos Galhardo

Oferecimento