Maestros Júlio Medaglia e Gustavo Petri analisam partituras do acervo do MIS RJ

  • 14/05/2024

Maestros Júlio Medaglia e Gustavo Petri analisam partituras do acervo do MIS RJ

O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro recebeu, nesta terça-feira (14/05), o apresentador do programa “Fim de tarde” da Rádio Cultura de São Paulo, Júlio Medaglia, e o diretor artístico do Brasil Jazz Sinfônica, Gustavo Petri, para uma parceria entre as organizações. Na visita os maestros conferiram, junto a catalogadora Maria Elisa, partituras do acervo que pretendem utilizar em planejamentos futuros.

A responsável do setor textual do museu, Eliane Vilela, selecionou as partituras de Radamés Gnattali, Lírio Panicali e Guerra Peixe a pedido dos maestros. Apenas alguns documentos desses três músicos foram apresentados, porém o setor textual do acervo possui um total de 822 itens catalogados referentes a Gnattali, 1771 a Panicali e 100 a Guerra Peixe.

A ideia por trás da visita é examinar os materiais do acervo do museu para criar novos projetos no futuro. “Esses arranjos têm muita relação com nosso trabalho. Eu acho que conhecer o acervo vai germinar nessa parceria vários tipos de projetos. Vamos digerir essa maravilha que conhecemos aqui e vamos acertar o que a gente vai poder fazer.”, destaca Petri.

O presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, afirma que a contribuição do museu para projetos das organizações paulistas é essencial no processo de democratizar o acesso à cultura. “Os itens do acervo estão à disposição de toda sociedade brasileira. Ela não se limita a regiões.O MIS, enquanto instituição, abre possibilidade de parcerias com outras regiões a fim de beneficiar a sociedade no geral.”, conclui Cesar.

Todo o acervo do museu, que integra a rede de equipamentos culturais do Governo do Estado e é vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ), está à disposição do público e dos pesquisadores. Para acessar o material basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin, que fica na Rua Visconde de Maranguape, nº 15.

Publicado em 14/5/2024 por Mariana Cigolo


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Sofre Porque Queres

Benedicto Lacerda e Pixinguinha

top2
2. Noites Cariocas

Jacob do Bandolim

top3
3. A Flor Amorosa

Altamiro Carrilho (Antonio Callado Jr.)

top4
4. Camundongo

Waldir Azevedo e Ademilde Fonseca

top5
5. Odeon

Nara Leao (Ernesto Nazareth e Vinicius de Moraes)

Oferecimento