MIS RJ recebe o curador cinematográfico Fabiano Canosa que pretende doar coleção

  • 03/06/2024

MIS RJ recebe o curador cinematográfico Fabiano Canosa que pretende doar coleção

O curador cinematográfico Fabiano Canosa visitou o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro para doação de sua coleção. O acordo para que os itens sejam doados será firmado após uma avaliação técnica por parte da equipe do MIS RJ que acontecerá ainda na primeira semana de junho.

Todo o material foi reunido por Canosa ao longo de sua carreira profissional como programador e curador de cinema. Dentre os itens estão DVDs, livros, revistas, recortes de jornais, CDs e cartazes. A coleção está dividida entre o Rio de Janeiro e Nova Iorque, local onde Canosa foi programador na década de 70. Serão avaliados os itens que estão presentes no bairro da Urca, que contam com cerca de 1200 cartazes de filmes e 15 pastas com CDs de MPB, segundo o curador.

“É uma coleção que criei pelo gosto de colecionar. Guardei CDs, livros, recortes de jornal - nunca joguei um fora sem antes ver o que tem. Agora um local seguro para salvaguardar esses itens, que contam a história do cinema, é essencial.”, contou Fabiano Canosa.

Na reunião com Fabiano Canosa, estavam presentes o presidente do MIS RJ Cesar Miranda Ribeiro, o curador do futuro MIS em Copacabana Hugo Sukman, que trouxe esta importante demanda para o museu e a jornalista do museu Marcia Benazzi. “O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, como a casa da cultura brasileira, busca sempre expandir o acervo. O MIS preserva não só a música popular, como também a história da fotografia, da literatura, do cinema e de muitas outras áreas.”, afirma Cesar Miranda Ribeiro.

Publicado em 03/06/2024 por Mariana Cigolo


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Amor, meu grande amor

Angela Ro Ro

top2
2. A coisa mais linda que existe

Gal Costa

top3
3. Estacio, eu e voce

Luz Melodia

top4
4. Eu amo você

Tim Maia

top5
5. Por causa de você, menina

Jorge Ben Jor

Oferecimento