MIS RJ preserva o amor de eternos namorados da cultura brasileira

  • 12/06/2024

MIS RJ preserva o amor de eternos namorados da cultura brasileira

Músicas de amor e filmes românticos nunca faltam para assistir no dia 12 de junho, mas eternos namorados como Cartola e Dona Zica e Nicette Bruno e Paulo Goulart vão além das telas e acordes. Esses são exemplos de casais que eternizaram seu amor não só na cultura brasileira, como também aqui no acervo do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro.

As histórias de Dona Zica e Cartola estiveram entrelaçadas durante boa parte de suas vidas. O sambista participou da série “Depoimentos para Posteridade” do MIS RJ em 1967, onde detalhou inúmeros momentos em que Dona Zica foi uma verdadeira companheira, mesmo antes de se tornarem um casal. Quase 30 anos depois a sambista participou da mesma série, onde não deixou de comentar sua vida ao lado de Cartola.

No meio de todas as emoções de um relacionamento, é comum artistas expressarem seus sentimentos, sobretudo o amor, em suas criações. Cartola, por sua vez, reafirmou tudo aquilo que sentia por sua amada em músicas como “Tive sim”. Mas a verdadeira força desse casal estava no companheirismo que os levaram até a abrir um restaurante em conjunto, o “Zicartola”.

E que melhor companheirismo do que ter ser parceiro de vida contracenando ao seu lado? Nicette Bruno e Paulo Goulart eram o verdadeiro casal de novela dentro e fora das telas. O casamento completou 60 anos em 2014, mesmo ano em que Paulo Goulart veio a falecer. Em 2015, Nicette Bruno reviveu a história com seu eterno amado no “Depoimento para a Posteridade”, onde em um relato emocionante conta como conheceu Paulo Goulart e como veio a se apaixonar pelo ator.

Todo o acervo do MIS, que integra a rede de equipamentos culturais do Governo do Estado e está vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ), está à disposição do público e dos pesquisadores. Para acessar o material basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.

Publicado em 12/06/2024 por Mariana Cigolo


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Piove (Chove)

Marlene

top2
2. Per Amore (Por Amor)

Zizi Possi

top3
3. Poema degli occhi

Toquinho, Sergio Endrigo

top4
4. Umilmente-ti-chiedo-perdono

Jerry Adriani

top5
5. Italiana

Carlos Galhardo

Oferecimento