Presidente do MIS RJ participa de cerimônia no Clube Naval pelos 500 anos de Camões

  • 20/06/2024

Presidente do MIS RJ participa de cerimônia no Clube Naval pelos 500 anos de Camões
As armas e os barões assinalados
Que da ocidental praia lusitana,
Por mares nunca dantes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana,
E em perigos e guerras esforçados,
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo Reino, que tanto sublimaram;
E também as memórias gloriosas
Daqueles reis que foram dilatando
 Fé, o Império, e as terras viciosas
e África e de Ásia andaram devastando;
 aqueles que por obras valerosas
e vão da lei da Morte libertando
Cantando espalharei por toda a parte,
e a tanto me ajudar o engenho e arte.

Com esses versos de “Os Lusíadas”, de Camões, Canto Primeiro, extraído da edição de 1982, livro da Coleção “Na cabeça do Zé Acervo José Wilker”, do MIS RJ, faço o link para o evento realizado ontem (19), pelo Departamento Cultural e o Círculo Literário do Clube Naval, em cerimônia alusiva aos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, que contou com a presença do presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, e da assessora-chefe, Márcia Benazzi.

“Quanta honra participar dessa cerimônia a convite do diretor cultural do Clube Naval, Contra-Almirante (Refº-FN) José Henrique Salvi Elkfury, um parceiro do MIS, por quem tenho grande estima. Foi uma tarde de reflexão sobre o grande poeta português e sua monumental obra. Camões, passados quinhentos anos do seu nascimento, continua arrebatando o mundo, a todos nós, com a força dos seus versos”, afirmou Cesar Miranda Ribeiro.

Participaram do evento personalidades importantes, Gabriela Soares de Albergaria, Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro; Francisco Gomes da Costa, presidente do Real Gabinete Português de Leitura; presidente do Clube Naval, Almirante de Esquadra (Refº) João Afonso Prado Maia de Faria; coordenador do Círculo Literário, Capitão de Mar e Guerra (Refº-FN) Wilson Soares Diniz; e o palestrante, Capitão de Mar e Guerra(Refº) William Carmo Cesar. Os convidados foram brindados também com a belíssima apresentação musical do Grupo "Vocalizart", sob a regência da maestrina Fátima Vilela.

O livro citado “Os Lusíadas”, pertencente a Coleção “Na cabeça do Zé Acervo José Wilker”, que integra o acervo do Museu da imagem e do Som do Rio de Janeiro, traz ilustrações de Lima de Freitas, prefácio e notas de Hernâni Cidade, e está à disposição do público e dos pesquisadores para consulta na sede Lapa. Para acessar o material basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.

O MIS RJ integra a rede de equipamentos culturais do Governo do Estado e está vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ).

Publicado em 20/06/2024 por Márcia Benazzi


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Piove (Chove)

Marlene

top2
2. Per Amore (Por Amor)

Zizi Possi

top3
3. Poema degli occhi

Toquinho, Sergio Endrigo

top4
4. Umilmente-ti-chiedo-perdono

Jerry Adriani

top5
5. Italiana

Carlos Galhardo

Oferecimento